Em razão da presença do novo Coronavírus (COVID – 19) no Brasil, o PHS Samaritano Saúde e os Hospitais Samaritano Campinas (Unidade I e II), Hortolândia, Paulínia, Americana e Santa Ignês, em Indaiatuba, passaram a adotar ações preventivas adicionadas às recomendações do Ministério da Saúde.
Nossa sugestão é adiar os agendamentos de consultas e exames que não são urgentes a fim de se evitar a circulação de pessoas e diminuir o risco de transmissão do vírus.
Consulta agendada (ambulatorial)
O mais indicado é cancelar, por hora, as consultas agendadas uma vez que elas não têm caráter de urgência. Dessa forma, é possível evitar deslocamentos desnecessários e exposição ao risco de contágio com o Coronavírus.
Cirurgia agendada (eletiva)
Os beneficiários que possuem cirurgias eletivas, ou seja, que não são urgentes, deverão conversar com o seu médico para decidirem se poderão aguardar ou não.
Exame agendado
Os beneficiários que possuem exames eletivos agendados também devem conversar com o seu médico para decidirem se poderão aguardar ou não.
Rede Hospitalar
A rede hospitalar Samaritano está preparada para atender aos casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus, inclusive com leitos de isolamento, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
DÚVIDAS GERAIS
O que é o novo Coronavírus?
Coronavírus é de uma grande família viral que causa infecções respiratórias de leve a moderada em seres humanos e animais. Provoca pneumonia sendo mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido e idosos.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas são: Febre, Mal-estar, Tosse, Coriza, Dor de Garganta. Devendo permanecer em casa até a resolução completa dos sintomas. Em caso de Falta de ar, procurar o serviço de emergência.
Como ocorre a transmissão pelo Coronavírus?
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, tais como: Gotículas de saliva; Espirro; Tosse; Catarro; Contato pessoal próximo, como beijo, toque ou aperto de mão com a pessoa infectada; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Em quanto tempo os sintomas surgem?
Os sintomas podem surgir entre 2 e 14 dias após a infecção por Coronavírus.
Quem são os grupos mais vulneráveis?
Especialmente os idosos; Pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, problemas cardiovasculares; Indivíduos em tratamento utilizando medicamentos imunossupressores.
Como se prevenir?
– Evitar locais com aglomeração de pessoas, como o transporte público e prontos-socorros;
– Se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com o cotovelo flexionado ou lenço de papel, descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Higienizar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
– Evitar viagens que não sejam urgentes;
Devo usar máscara cirúrgica para proteção?
As máscaras de proteção devem ser utilizadas apenas por pessoas infectadas pelo Coronavírus, além de seus cuidadores, familiares e profissionais de saúde que mantêm contato direto com o paciente doente.